O Ministro do Turismo, Luiz Barreto, participou do 5º. Salão do Turismo.


As perspectivas mais otimistas para os próximos anos deram o tom da abertura do 5º Salão do Turismo, realizado de 26 a 30 de maio no Parque Anhembi, em São Paulo. O Sistema CNC-SESC-SENAC participou do evento com um estande, elaborado a partir do conceito Turismo para todos. Na quarta-feira foi realizado no espaço o lançamento do livro O turismo e a economia do Brasil, que contou com a presença do Ministro do Turismo, Luiz Barreto.

“Acho que temos de louvar estas iniciativas, que atuam em função de melhorar o setor turístico, o que é uma função de todos, não só do governo ou do Ministério. Instituições como a CNC contribuem há muitos anos com o trabalho pelo desenvolvimento do trade turístico. É gratificante ver o lançamento de livros como este, que condensa as diversas opiniões sobre o trabalho do setor”, disse o Ministro.
Autoridades e empresários do setor de turismo visitaram o estande no primeiro dia do Salão, entre eles o presidente da Comissão de Turismo do Senado, Neuto de Conto, o Presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Norton Leinhart, o Presidente do Conselho de Turismo da CNC, Oswaldo Trigueiros, o Presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomercio Minas Gerais, Daltro Nogueira, o Diretor Regional do SESC Santa Catarina, Roberto Martins, a Diretora Regional do SESC Mato Grosso do Sul, Irene Maria de Souza.
“Mais uma vez a CNC mostrou o que é representar bem o trade turístico nacional. Nosso estande esteve lotado, foi um trabalho muito bom. Montamos um espaço moderno, criativo, com um tema fantástico, que é o que expressa o sentido da atuação da CNC no setor”, disse o Presidente do Conselho Nacional de Turismo, Eraldo Quintanilha.
Eraldo também comentou a importância do lançamento da publicação O turismo e a economia no Brasil: “Este livro traz uma retrospectiva e ao mesmo tempo algumas propostas de trabalho elaboradas por pessoas capazes e muito heterogêneas dentro da área de turismo. São diferentes visões sobre tema e, neste sentido, a CNC cumpre mais uma vez seu papel, ao formar massa crítica para contribuir no processo decisório. Esta e outras publicações do gênero são enviadas a políticos, empresários e formadores de opinião”, disse.
Nos demais dias do evento, o estande do Sistema ficou aberto ao público mostrando as diversas ações do SESC e SENAC realizadas por todo o Brasil. O espaço de 224 metros quadrados teve como uma de suas atrações a réplica do Borboletário da Estância Ecológica SESC Pantanal, uma das 42 unidades de hospedagem que compõem o Turismo Social do SESC. O estande contou ainda com o Espaço Livraria, com diversas publicações da CNC – SESC – SENAC, totens interativos no Espaço Lúdico, com jogos desenvolvidos especialmente para o Salão, um painel de arte naïf que retratava as atividades das instituições nas áreas social e de qualificação profissional.


Autor/Fonte: Sesc Nacional
Edição: Francisco Correia